terça-feira, 13 de março de 2012

Plano de Trabalho Anual

                                                                                                                                                                               
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
  CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE MATO GROSSO
Pólo de Juara-MT
Plano de Trabalho Anual – 2012
CEFAPRO de Juara
Professora Formadora: Sibeli Lopes
Área de Ciencias da Natureza e Matemática
Nº de ações
O que
Por que
Para quem
Como
Resp.
Período
Mun.
Recursos
Avaliação
1
Orientação e acompanha-mento da Semana Pedagógica.



 Necessidade de orientar e acompanhar o planejamento e o desenvolvimento das ações de diagnóstico e elaboração do plano anual das escolas.
Profissionais da Educação Básica das escolas estaduais.
Orientação via telefone, e-mail e presencial, compartilhando materiais e informações;
Participação das reuniões de orientação e preparação com diretores e coordenadores, nas escolas da sede;
Participação da Semana pedagógica para contribuir com o desenvolvimento das atividades nas escolas Luiza Nunes Bezerra e Oscar Soares
Professora formadora
Sibeli Lopes










Jan e Fevereiro





Juara
Telefone, internet,
material impresso

Observação contínua das ações  e análise dos resultados,    propondo intervenções necessárias.
2
Orientação na reelaboração dos PPP das escolas
Necessidade de orientar as escolas Luiza Nunes Bezerra e Oscar Soares na adequação dos seus PPP à realidade na qual está inserida e as OC do Estado de Mato Grosso.
Profissionais da Educação Básica das escolas estaduais.
Realizar orientações as escolas durante a Semana Pedagógica e no decorrer do primeiro semestre por telefone, via-email e in loco.
Professora formadora
Sibeli Lopes










1º semestre
Juara
Materiais  impresso, audiovisual  e dados do  GPO.
Observação contínua das ações e análise dos resultados    propondo intervençõesnecessárias.
3
Realização de Encontro Formativo com os gestores do polo.

 Necessidade de trabalhar coletivamente as práticas administrativas e pedagógicas que norteiam as políticas educacionais do Estado, buscando ampliar a gestão democrática consciente.
Diretores, coordenadores pedagógicos e assessores pedagógicos.

Participar do  Encontro de Gestores através da interação dos profissionais do Cefapro. Esses por sua vez, embasados pela vivência do acompanhamento às práticas das escolas e pelas necessidades formativas por elas apresentadas e, pelos gestores das escolas do polo, embasados na experiência contínua do fazer diário.
Fortalecer as ações por meio de estudos, reflexões, pesquisas, mesas redondas, palestras.
Equipe do Cefapro
Março
e Outubro
Juara
Telefone, internet,
material impresso e audiovisual, despesas de passagem, alimentação e hospedagem.
Observação contínua das ações, análise dos resultados    propondo intervenções
necessárias.

O que
Por que

Para quem
Como
Resp.
Período
Mun.
Recursos
Avaliação
4
Seminário das Orientações Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato Grosso.
Necessidade de contribuir para a compreensão e implementação da Política Educacional do Estado junto aos profissionais da educação do polo, da área de ciências da natureza e matemática (CNM)c, no sentido de contribuir para reflexões e consolidação de práticas educativas voltadas à educação com qualidade social, considerando as necessidades formativas diagnosticadas via dados enviados pelos profissionais das escolas, percepções dos professores formadores referência e a experiência de formação in loco.
Profissionais da Educação Básica, da área das ciências da natureza e matemática.
Participar de Seminários Regionais das OC-MT na área de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, nos municípios do polo.
Trabalhar as concepções teóricas-metodológicas e avaliativas contidas nas OC-MT.

Equipe do Cefapro, da área da ciências da natureza matemática e suas tecnologias,profissionais da SUFP e demais  superintendências da SEDUC; *IES e SMEC (convidados)
Tabaporã
Abril---- e
30 e 31/07

Juara, Novo Horizonte do Norte e Porto dos Gaúchos
11-05
 e Nov........
Tabaporã e Juara
Material impresso;
Recursos midiáticos;
Veículo oficial;
Alimentação, hospedagem e passagens.

Observação contínua das ações, análise dos resultados,  propondo intervenções
necessárias.


5
Implementação do Projeto Sala de Educador.
Necessidade de acompanhar e orientar a elaboração e o desenvolvimento do Projeto Sala de Educador, realizando intervenções e sugerindo materiais de apoio.






Profissionais da Educação Básica, das Escolas Luiza Nunes Bezerra e Oscar Soares.
Assessorar na elaboração e implementação do projeto de formação continuada Sala do Educador.
Participar dos momentos de formação continuada na escola, através do Projeto Sala de Educador;
Realizar intervenções e orientações específicas, de acordo com as modalidades e especificidades;
Sugerir e encaminhar aportes teórico-metodológicos em consonância com as temáticas previstas.
Professora formadora Sibeli e Coordenadores (as) de Formação.
Jan. a Nov. semanalmente
Ter. noturno
Qua. Matut. E vesp.
Qui. Vesp.



Materiais audiovisuais e impressos, caderno de campo, fichas de acompanhamento.
Observação contínua das ações, análise dos resultados   propondo intervenções
necessárias.
6
Participação em eventos educacionais e formações.
Necessidade de participar da formação promovida pela SUFP/SEDUC e por outras instituições de educação, seguindo as orientações da SUFP, principalmente no que diz respeito a área da ciências da natureza e matemática.
Equipe do Cefapro.
Participar de toda a programação do evento, que pode ser de palestras, fóruns, congressos, painéis, encontros, seminários, grupos de trabalhos específicos da área  e outros.

SEDUC e outras instituições de educação.



Março a Dez.
Municípios do Polo, Estado e País.



De acordo com a programação do evento
Diagnóstica e contínua.

O que
Por que

Para quem
Como
Resp.
Período
Mun.
Recursos
Avaliação
7
Realização do  Sala do Educador do Cefapro
Constituir  um espaço de Formação, de reflexão, de pesquisa, de colaboração, para que os profissionais do Cefapro possam, de modo coletivo, tecer rede de saberes e valores permeados por um diálogo permanente, tornando-se protagonistas no processo de mudança educacional, contribuindo assim, na transformação do processo de ensino e aprendizagem.

Equipe do Cefapro.
Elaborar coletivamente o Projeto de Formação Sala do Educador do Cefapro ;
Realizar os encontros formativos  que atendam necessidades formativas diversas, considerando os processos de aprendizagem do professor e do aluno, tendo este último como referencial das práticas formativas, que permeiam os anseios pessoais e refletem na qualidade da educação em geral.

Equipe do Cefapro.
*Quando tivermos um Coordenador de Formação, o mesmo assumirá a coordenação desse trabalho.
Mar. a Out.
Juara
Materiais  impresso, audiovisual, dados do SIGeduca, Caderno de campo e outros instrumentos para registros.
Diagnóstica,processual e contínua, evidenciando o envolvimento, compreensão, fragilidades  e construção de novos saberes.

8
 Realização de estudos individuais

Necessidade de buscar a autoformação, de acordo com as necessidades inerentes a área de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, visando a melhoria no desempenho de minhas  funções.
Professora formadora
Sibeli Lopes










Pesquisar, estudar, buscando temas relacionados a minha área de atuação e ao desenvolvimento de minha função . Realizar registros reflexivos dos estudos.
Professora formadora
Sibeli Lopes










Jan. a Dez. Se possível semanalmente as quintas-feiras matutino
Juara
Acervo do Cefapro;
Acervo pessoal; 
Web sites, entre outros.
Diagnóstica, processual e  contínua.
9
Realização do Projeto Vozes do Sala.

Necessidade de desenvolver momentos de socialização e diálogo entre a equipe do Cefapro, sobre as concepções e práticas educativas das escolas que acompanho.
Equipe do Cefapro.
Elaborar coletivamente o Projeto Vozes do Sala;
Realizar socialização de informações e socialização das experiências sobre o SE das escolas do pólo, com encontros quinzenais, as sextas-feiras no período vespertino.
Professores Formadores e Coordenadora de Formação.
Abril a Nov.
Juara
Registros dos encontros do SE, dados estatísticos, equipamentos de mídia.
Análise dos resultados das ações no SE das escolas, pontuando ações de superação das fragilidades.



O que
Por que

Para quem
Como
Resp.
Período
Mun.
Recursos
Avaliação
10
Participação no Projeto SEVA (Seminário de Educação do Vale do Arinos)
Necessidade de trabalhar em parceria com a IES- UNEMAT, Campus de Juara, visando promover a interlocução entre a IES, o Cefapro e as escolas de educação básica, divulgando e discutindo pesquisas e experiências pedagógicas de formação inicial e continuada que contemplem as políticas educacionais do Estado de Mato Grosso.
Profissionais da Educação Básica.
Elaboração do Projeto VII SEVA.
Coordenação e participação nas comissões científicas, nos grupos de trabalho, nas atividades de planejamento e execução do projeto.


UNEMAT e Cefapro
19 a 21/09
Juara
Material impresso, recursos midiáticos, materiais gráficos.


Avaliação processual , através da participação e análise dos resultados  obtidos.


11
Implementar a Política de Formação- Sala de Educador nas escolas municipais do polo.
Necessidade de orientar, formar e assessorar a equipe gestora das Secretarias Municipais de Educação na construção da proposta de formação continuada – Sala de Educador.
Gestores da SMEC .
Realizar encontros para estudos e orientação na elaboração dos Projetos SE das escolas municipais do polo.
Articular ações que visem à efetiva implementação do Projeto Sala de Educador, com base no orientativo da SEDUC/SUFP, porém respeitando as especificidades e realidades de cada Secretaria Municipal de Educação.

Profissionais do Cefapro equipe pedagógica das Secretarias Municipais do polo.
Março  a Nov.











Polo
Parecer Orientativo  SEDUC/SAPE/SUFP, Nº 01/2012
Referenciais teóricos relacionados a formação continuada;Registros , telefone e internet.
Processual e  de implementação,  com   tratamento da informação.
12
Elaboração participativa do PPDC/PTA
Necessidade de avaliar os resultados das ações desenvolvidas em 2011 e reelaborar o PPDC/PTA de acordo com as Políticas Públicas de Educação  da SEDUC/MEC.

Equipe do Cefapro.
Leitura e análise dos documentos  PPDC e PTA de 2011;
Reelaboração do PPDC no coletivo.
Equipe do Cefapro.


Fev e março
Juara
Materiais impresso,
recursos  tecnológicos, dados do sistema GPO.
Diagnóstica, formativa e processual
13
Participação de reunião pedagógica/administrativa semanal com a equipe.

Necessidade de realizar reuniões pedagógicas/administrativas para avaliar o desenvolvimento das ações, planejar as atividades da semana e fazer os encaminhamentos necessários à realização das ações previstas, bem como, fazer orientações de acordo com as políticas públicas do estado.


Equipe do Cefapro
Participar das reuniões semanais, às segundas-feiras , no período vespertino,   para articular as ações pedagógicas/administrativas
do Cefapro, analisando  as ações desenvolvidas;
(Re)Organizar as ações a serem realizadas, buscando atender as reais necessidades formativas do polo.
Equipe gestora
Jan. a dez.
Juara







Material impresso, livro Ata,
Caderno de registros.

Considerar o envolvimento da equipe e analisar os resultados no desenvolvimento dos trabalhos.
14
Formação por área CNM ou grupo de interesse, ex: EMI
Necessidade de estudar, pesquisar e socializar temáticas pertinentes a área de formação CNM ou ao grupo de interesse.
Formadores da área da ciências da natureza, matemática e suas tecnologias e grupos de interesse do EMI
Realizar estudos quinzenal, as sextas-feiras, no período vespertino, alternados com o vozes do sala ,  para estudar temáticas que tenham sido diagnosticadas como necessidades formativas do grupo, através de roda de conversas,   compartilhadas, analise de documentos escolares, elaboração de textos coletivos e materiais formativos
Professores formadores da área de CNM
Abril  a outubro

Juara
Material impresso, recursos midiáticos, dados do sistema, internet
Formativa
















15

GEPEM do Vale - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática no Vale do Arinos
Realizar estudos e reflexões a partir de pesquisadores em Educação Matemática
Para profissionais da Educação que atuam na disciplinam ou se interessam por Educação Matemática
Planejamento, seleção de materiais e textos com base nas OC – MT.
Desenvolvimento de estratégias de estudos, pesquisas, tratamento da informação, problematização da realidade e busca coletiva de alternativas para incentivar e melhorar as práticas pedagógicas em Ed.Mat.
Professores formadores
Ana Paula Pereira da Silva,  Sibeli Lopes, Emerson José Belo de Souza e Dirlei Perin.
Abril a Outubro
Juara
Acervo bibliográfico do Cefapro, Textos Impressos, arquivos de multimídia, internet, materiais para experimentação e manipulação como calculadoras, diferentes instrumentos de medição, papéis cartão, color set, sulfite (A4 e A3), Almaço, quadriculado, e ainda tesoura, cola branca e cola quente, fita adesiva
Diagnóstica, formativa e processual
16
Atendimento as Escolas do pólo, com temáticas especificas a área de CNM
Necessidade de atender as escolas estaduais do pólo quando solicitam por temáticas especificas da área de CNM, vinculadas as OCs, metodologias de ensino aprendizagem e suportes teóricos estudados no grupo de intersse do Cefapro
Professores da Educação Básica
Do polo
Participar dos momentos de formação continuada na escola, através do Projeto Sala de Educador, realizando intervenções e orientações específicas, de acordo com a temática solicitada pela escola,
Sugerir e encaminhar aportes teórico-metodológicos em consonância com as temáticas elencada para o momento formativo, pertinente a área de CNM.
Professores formadores da área de CNM
Março a outubro
Polo
Material impresso, recursos midiáticos, dados do sistema, internet
Formativa
17
Capacitação, estudos e implementação da proposta do EMI
Necessidade de participar de capacitação e estudos sobre o EMI, acompanhar e orientar a escola na implementação da proposta do EMI, sugerir suportes teóricos metodológicos visando contribuir com a melhoria do ensino aprendizagem
Professoras formadoras Sibeli e Ana Paula e professores do EMI
Participar de capacitação e estudos sobre EMI, fornecidos pela SUFP/SEDUC, bem como participar de grupo de estudos no Centro e na Escola de EMI, com leituras, debates, pesquisas a cerca dessa modalidade;

SUFP/SEDUC,
Professoras formadoras Sibeli e Ana Paula
Março a novembro
Estado e sede
Material impresso, recursos midiáticos, dados do sistema, internet
Formativa

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